Aqui é uma sala de idéias onde meu coração e minha mente sentam para tomar um café da tarde.

domingo, 1 de julho de 2012

Preparado para ser o vilão?

Sim...depois de um longo inverno, minhas tardes filosóficas ficaram arquivadas na minha caixinha da memória, mas como minha memória anda resumidamente pontuada, preciso relaxar pra lembrar e escrever.
Mas hoje estive pensando no quanto é árdua a tarefa de um chefe, diretor e líder, pode parecer pretensão minha comentar sobre algo que faz parte da minha vida que apesar dos pezares, eu amo demais!
Mas estar no foco ou nas " árvores que dão fruto", como já citei num post anterior, parece ser visto pelos liderados como uma mágica que surgiu na vida de uma pessoa de sorte, porque ao meu ver entendo que alguns pensam que o chefe é só o que manda enquanto toma água de coco na sombra.
 E por tal visão distorcida da carga pesada de guiar o trem de uma empresa, cada operário do vagão que tem sua grande importância para toda a máquina leva também aqueles que queriam guiar o vagão, mas antes de chegarem lá não conseguem nem ao menos dar conta do  seu vagãozinho importantíssimo e ainda se julgam capazes de " atirar" pedras nos guias do trem como se a culpa de seu fracasso fosse dos cidadãos de "sorte" que são chefes!
Ironia a minha? Não...sinto isso todas as vezes que preciso agir como chefe com frieza na humanização, mas com certeza no desenvolvimento da empresa. Parece que alguns te olham com olhar de " SE FOSSE EU FARIA MELHOR".....Fora os que os que te tratam mal fora da empresa como se fosse te dar uma lição por você ser chefe é " ridículo"!

É fato que quando somos contratados para  fazer o que nos pedem se pelo menos isso o fizermos com dedicação total, nossa capacidade fica visivelmente exposta e é aí que enxergam o nosso " feeling"....
Eu iniciei minha carreira com 15 anos de idade como auxiliar de ensino, lá eu lidava com as crianças de 3 anos, com as professoras de quase 60, com as salas e mesas a limpas e sujas, com as festas para trabalhar feito peão que doma cavalos, com os relatórios, treinamentos e estágios, com os horários com as coordenadoras e diretoras diferentes e competentes, pessoas fáceis e difíceis, momentos tristes e alegres.... Mas eu tinha um FOCO.....UMA LENTE AGUÇADA......Queria ser a melhor auxiliar de ensino, não pra ser melhor do que os outros, mas pra ser melhor do que sempre fui em qualquer outra área. e assim logo me tornei professora e depois muito mais rápido do que imaginei conquistei meu sonho de ser diretora de escola. Creio que a capacidade total eu nunca tive e nem sei se tenho, mas a vontade e a iniciativa de fazer  o que era da minha área como melhor do que podia, foi o que me trouxe a essa realização!
 Mas como chefe nem tudo são flores, o maior dos espinhos é o de encarar os momentos mais difíceis de ser " AQUELE QUE TEM A ÚLTIMA PALAVRA".
Todos querem alguém pra isso, ser esse alguém ou mandar nesse alguém, mas lidar com o peso disso, só sabe quem passa por tal situação, por isso não cobro que me compreendam.
Na hora que contratamos ? Somos os heróis que abrem a porta pra realização de vários sonhos, assim nos jogam luzes, confetes e tapetes ( eu até deconfio de muito confete hoje em dia), mas quando começamos a mostrar como trilhar o caminho daquilo fora aceito no ato da entrevista sem choro nem vela, com o sim mais afirmativo do universo.......sabe o que somos? VILÕES!!!!!!!!!!!!!!
Minha professora CIDINHA DO AMARAL no curso de pedagogia me disse que diretores precisam de análise muitas vezes, porque não entendem os extremos de amor e ódio que lhe são oferecidos.
Meus pensamentos voam quando penso em quem sou dentro da escola, mas uma coisa é certa, é preciso ter preparo, força e coragem.....DESAFIOS EXISTEM PARA OS CORAJOSOS.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário